2006/06/15

A lançar

Apesar do ritmo constante de lançamentos de cinema clássico, alguns títulos essenciais permanecem inacreditavelmente inéditos em formato digital, mesmo pertencendo aos catálogos de majors ou contando com fama e prestígio suficiente para atrair a atenção de selos de arte. Neste e nos próximos posts, alguns exemplos desses tipo de negligência:
>>> Cabaret, de Bob Fosse.

Musical de 1972 que, ao invés de histórias de produtores da Broadway à procura de sua nova estrela, retrata a Berlim de 1931 às vésperas da ascensão do nazismo. Sally Bowles, estrela do Kit Kat Klub tem um romance agitado com um estudante inglês de passagem pela cidade. Uma série de números musicais encenados no palco do cabaré comenta a vida de Sally e a efervescência social da Alemanha. Com muita influência de Fellini, Fosse realiza o mais decadente dos musicais, cujos números nada épicos são encerrados num palco claustrofóbico, sempre filmados de baixo pra cima, no gargarejo ou por trás das cortinas. Cabaret é apocalítico – enquanto o mundo parece que vai acabar, todo mundo se entrega ao sexo e às farras. Versando com extrema lucidez sobre entretenimento, alienação e política, o filme venceu Oscar de direção, batendo O Poderoso Chefão. Liza Minnelli e Joel Grey levaram os prêmios de atriz e ator coadjuvante.

Lançado em VHS no Brasil pela F.J. Lucas numa cópia que não faz jus à luz oscarizada de Geoffrey Unsworth (2001,Tess), saiu em DVD nos Estados Unidos pela Warner. Pode ser encomendado através da importadora CDPoint por R$ 59,37 + frete.