2006/06/16

A lançar #2

>>> Se Meu Apartamento Falasse, de Billy Wilder.

Dentre os vários filmes de Billy Wilder que aguardam lançamento, este é o mais grave. Primeiro pela consagração: Oscars de filme, roteiro, direção, edição e direção de arte; um elenco com Jack Lemmon, Shirley MacLaine (melhor atriz em Veneza) e Fred MacMurray; unanimidade crítica e sucesso de público. Em segundo lugar, porque se trata provavelmente do melhor de seus filmes, superior até mesmo a Crepúsculo dos Deuses, Sabrina e Pacto de Sangue. Em Se Meu Apartamento Falasse (filme do meio da trilogia sex and danger, que inclui Quanto Mais Quente Melhor e Irma La Douce), Wilder encontra o ponto de perfeição ao unir a acidez que caracteriza sua fase noir e dramática com a leveza, o ritmo e malícia de suas comédias co-escritas com I.A.L. Diamond.
Lemmon é um empregado de uma grande empresa que vai ganhando promoções consecutivas ao ceder seu apartamento para os executivos se encontrarem com as amantes. Lemmon é apaixonado pela ascensorista da firma, até que um dia a encontra no apartamento, desmaiada após tentar o suicídio – fora abandonada pelo chefe. Afiadíssimo, Se Meu Apartamento Falasse se adapta perfeitamente à definição que Truffaut aplicou a A Regra do Jogo, de Jean Renoir: comédia alegre ou drama triste.

Existe em VHS em cópia da Brenno Rossi. Faz parte do catálogo da Metro, e aí a coisa complica. O acervo já estava dividido para distribuição internacional entre Fox e Warner (e até PlayArte, aqui no Brasil). Ano passado a Sony-Columbia comprou a Metro, e ninguém sabe como ficam esses acordos.